Meditação: benefícios físicos e mentais Artigos, Qualidade de Vida, Saúde

beneficios-da-meditacao

A meditação é uma poderosa ferramenta interna, que temos ao nosso dispor, para conseguirmos transformações maravilhosas em nossa vida.

Através da prática diária da meditação, realizamos, naturalmente, um processo de autoconhecimento fundamental para uma vida plena e feliz. Nós só mudamos o que reconhecemos.

Todos nós desejamos equilíbrio, autocontrole, sabedoria para lidar com as situações difíceis sem nos perdermos nela, relacionamentos harmoniosos e paz. No entanto poucos sabem como alcançar esses estados. Procuram formas repetitivas e que não têm dado certo e outros tantos não estão dispostos a nenhum esforço para alcançar melhores resultados, ou seja, não querem sair da zona de conforto, que, na verdade, é extremamente desconfortável a não ser pelo fato de ser um lugar já conhecido.

Esses poucos que percebem a necessidade de fazer diferente para obterem resultados diferentes são os que, em algum momento, abrem-se para o inédito na certeza de que os recursos conhecidos esgotaram sem resultados substanciais e, às vezes,  sem resultado positivo.

Nesse momento, a meditação pode preencher com extrema eficácia esse vazio trazendo sentido, boas surpresas e alegrias para a vida do indivíduo.

É claro que incluir um hábito novo em nossa vida não é fácil. Com a meditação não é diferente. Meditar é simples, mas não é fácil, principalmente no início. Exige determinação e disciplina para, com o tempo, que varia de pessoa para pessoa, tornar-se agradável e confortável.

Só existe uma maneira de tornar uma ação em hábito, é a repetição. É assim que formamos novos hábitos. Repetindo, repetindo e repetindo.

Ao praticarmos a meditação diariamente, abrimos um espaço totalmente novo em nossa rotina diária e extremamente gratificante. É isso que nos impele a continuar e nos aprofundar na meditação, assim, aumentando gradativamente o tempo que deve chegar, se possível, a vinte minutos, duas vezes ao dia.

Com a prática, mudanças mensuráveis começam a acontecer em nossa vida, com reflexos no mundo à nossa volta. Quem medita com regularidade vai, com certeza, colher frutos inimagináveis até então.

Só parar, ficar imóvel, em silêncio ou recitando um mantra, já é uma grande mudança porque, nós ocidentais, temos grande dificuldade em parar, em lidar com o silêncio, seja nosso ou do outro. Nesse primeiro passo, já estamos rompendo limites e levamos isso para o nosso dia a dia. Aliás, tudo que conquistamos durante a prática, naturalmente, levamos para o nosso dia.

Na prática da meditação, relaxamos ao mesmo tempo em que desenvolvemos atenção e concentração, essenciais para resultados positivos, para alcançarmos nossos objetivos e realizarmos escolhas adequadas. Isso porque a meditação só acontece num tempo, o agora, o momento presente, onde de fato a vida acontece, onde de fato podemos interagir. Passamos, então, a observar e valorizar nossos momentos como preciosidades e, a partir disso, nossos relacionamentos tanto pessoais como profissionais adquirem outra dimensão para melhor.

Mas os benefícios da meditação vão além. A prática tem sido usada com sucesso, como coadjuvante para aliviar sintomas em pacientes com dor crônica, artrite reumática, depressão, ansiedade, insônia e síndrome do cólon irritável. Também tem se mostrado muito eficaz nos tratamentos de depressão, ansiedade, estresse, insônia e até infertilidade.

A seguir, algumas das inúmeras pesquisas que vêm comprovando os benefícios da meditação:

  • O desempenho antiestresse da meditação, segundo estudos das universidades americanas de Stanford e Columbia, acontece porque a mente aquietada inibe a produção de adrenalina e cortisol – os dois hormônios secretados nas situações de estresse –  ao mesmo tempo que estimula, no cérebro, a produção de endorfinas, um tipo de tranquilizante e analgésico natural tão poderoso quanto a morfina e responsável pela sensação de leveza e bem estar.
  • Estudos realizados na Universidade de Cambridge, nos USA, comprovaram que pacientes com depressão crônica que praticaram meditação regularmente tiveram redução de até 50% nas recaídas.
  • O médico geriatra José Esper Curiatti, do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, fez uma pesquisa clínica, durante 12 semanas, com 19 idosos com insuficiência cardíaca, sendo que, destes, 10 praticaram meditação durante 30 minutos, duas vezes ao dia. Os pacientes que praticaram meditação tiveram melhora da capacidade respiratória e sentiram menos falta de ar.
  • Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, fizeram testes neurológicos com equipamentos de última geração em monges tibetanos e descobriram que o lado esquerdo da região frontal do cérebro, responsável pela compaixão, alegria e entusiasmo, entrava em alta atividade elétrica durante a meditação.
  • Pesquisas realizadas pelo cardiologista americano Herbert Benson, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em grupos de pacientes com problemas cardíacos, pressão arterial alta, infertilidade, depressão e enxaquecas, provaram que os pacientes que praticaram meditação diariamente, 20 minutos, 2 vezes ao dia, tiveram taxas de recuperação superiores aos do grupo que não meditavam.

Enfim, os benefícios são inúmeros. A meditação acalma, relaxa, centra, equilibra, harmoniza nosso corpo e mente, aumenta o nosso sistema imunológico, permite noites de sono mais profundas e recuperadoras, reduz nosso nível de estresse a partir do momento em que, mais equilibrados, podemos lidar com as situações sem perder o autocontrole, nos dá uma visão mais realista de nós e do mundo à nossa volta.

Bastam alguns minutos, duas vezes ao dia, para silenciar, fazer esse contato cada vez mais profundo com a nossa essência, assim, trazendo à tona o que temos de melhor. A verdade é que a meditação nos desperta e assim nos liberta!

E então, vamos meditar?

Autora: Sandra Rosenfeld – Escritora, Terapeuta em Qualidade de Vida como Instrutora de Meditação, Executive e Personal Coach e Palestrante. Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e “O que é Meditação“, ed. Nova Era/Record.
www.sandrarosenfeld.com.br// contato@sandrarosenfeld.com.br

Luiz Roberto Fava

Autor: Autor: Luiz Roberto Fava

Especialista em Endodontia, palestrante de Qualidade de Vida Integral.

Meditação: benefícios físicos e mentais
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Deixe um Comentário