Feliz Natal e Próspero Ano Novo? Crescimento Pessoal

Quero iniciar o ano de 2011 com um texto reflexivo sobre os votos que sempre recebemos e desejamos ao final de cada ano.

Em todos os meses de dezembro é comum que as pessoas, em diferentes países, desejem a seus pares, amigos e familiares, votos de um feliz natal e próspero ano novo.

Natal! O que é Natal?

Natal significa nascer, daí estar presente em palavras como natalidade e natalício.

Nascer é aquilo que está acontecendo sempre conosco, embora a grande maioria das pessoas não se dê conta deste processo. Basta dizer que, enquanto escrevo este texto, milhares de células do meu corpo morreram e foram substituídas por outras. Certamente, quando terminar esta digitação, não serei mais o mesmo organismo.

O que existe é uma mutação constante, uma transformação dinâmica e ininterrupta que está sempre ocorrendo na natureza, em todo o Universo e, inclusive, em nós mesmos, porque dele fazemos parte.

E isto se traduz durante todo o nosso período existencial. Em todo o decorrer da nossa vida, não somos o mesmo Ser. Vamos mudando e nos transformando à medida que a Vida passa até fecharmos nossos olhos para sempre.

Um exemplo típico vem da frase de Heráclito de Éfeso (540 a.C – 470 a.C), filósofo pré-socrático: “o homem não entra duas vezes no mesmo rio. Da segunda vez não é o mesmo homem, nem o rio é o mesmo”.

A verdade incontestável é que estamos sempre mudando, ou melhor, renascendo a cada ano, a cada mês, a cada dia, a cada hora, a cada minuto e a cada segundo, independentemente de raça, religião, condição social, profissão, etc.

Por isso, quando desejo feliz natal a alguém, quero, em realidade, desejar um feliz renascimento. Que a cada dia que renascemos, seja um dia feliz, de novas descobertas, novos projetos e novos desafios.

Próspero Ano Novo!

Antigamente não existia a medição do tempo como hoje a conhecemos. O tempo era “medido” pela observação humana como claridade (dia) e sombra (noite), época da plantação e da colheita, etc.

Quando Einstein formulou a sua teoria da relatividade, ele mostrou que as grandezas físicas de tempo e espaço são relativas e se relacionam com a percepção mental que as pessoas tem delas. Na realidade são duas grandezas que tendem ao infinito.

Veja como a percepção do tempo é diferente para as pessoas.

Pergunte a uma grávida quanto é nove meses.

Pergunte a um vestibulando quanto é um minuto, o tempo que fez com que ele perdesse o exame por chegar atrasado.

Pergunte a um bombeiro quanto tempo ele tem para apagar um incêndio.

Pergunte a um médico intensivista quanto tempo ele tem para salvar uma vida.

Pergunte a um atleta velocista ou a um piloto de fórmula 1 quanto é um milésimo de segundo.

Por isso, enquanto a Matemática, a Física e a Astronomia categorizam o tempo em anos-luz, anos, meses, horas, segundos, etc., a Filosofia prefere categorizá-los em ontem hoje e amanhã.

Já, para os filósofos, o ontem já era, o amanhã é incerto e o hoje é o único tempo presente.

Viver o hoje, aqui e agora! Viver o hoje, como se fosse o último dia da minha vida!

Por isso, quando desejo um próspero ano novo a alguém, quero dizer que ele tenha um próspero agora (hoje) novo.

No meu modo de entender a expressão “feliz natal e próspero ano novo” seria escrita “feliz renascimento e próspero agora novo”.

E, para completar, por que postar este texto no primeiro dia do primeiro mês de um novo ano?

Porque o 1 é o início, é o único, é o absoluto. É o número ligado à energia criativa, à originalidade, ao poder, à individualidade, à objetividade, ao bom humor e ao alto astral.

Além disso, o dia 1º de janeiro é o Dia da Confraternização Universal onde todos desejam, uns aos outros, muita paz, muito amor e muita prosperidade (ou seria pro$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$peridade?!)

Esta é a minha mensagem a todos vocês, que de uma forma ou de outra, acessaram este site, leram meus textos e assinaram minha newsletter.

Feliz 2011!

Luiz Roberto Fava

Autor: Autor: Luiz Roberto Fava

Especialista em Endodontia, palestrante de Qualidade de Vida Integral.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo?
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Últimos Comentários

  1. Neuza

    Dr Fava adorei conhecer o site, não deu para ler o conteudo dos arquivos, mas vou ler com certeza, concordo com a teoria que que temos que viver hoje e agora, o amanha e lucro. um grande abraço Neuza

Deixe um Comentário