O Humor Também Ensina – Lições para Melhorar seu Desempenho

E-book

O Humor Também Ensina

Lições para Melhorar seu Desempenho

admin-ajax22

Como tudo na vida exige equilíbrio, neste livro o autor procura manter este balanço entre os dois extremos: humor e seriedade. Bom humor, rir, gargalhar, só trazem coisas boas para o nosso corpo e nossa mente. E se isto nos fizer pensar em crescer e evoluir como Seres Humanos, melhor ainda. Desta forma poderemos usufruir deste benefício de modo muito mais saudável.

humor.original

Resultados para Empresas

O Humor é Coisa Séria

Benefícios do Humor

O bom humor melhora a capacidade do aprendizado o que, dentro das corporações, pode se traduzir em aumento da qualidade, da produtividade e do lucro.

O humor ao final de uma piada é uma “viagem” que do verossímil para o inverossímil, mas também pode levar o leitor a uma reflexão mais profunda e que o ajude a viver melhor.

O humor deixa as pessoas mais alegres, mais leves e mais relaxadas. Trabalhar e conviver com pessoas bem humoradas melhora a convivência e diminui os conflitos.

Era uma vez…

Voltando um pouco no tempo, lá pelos idos de 2006, tive a oportunidade de publicar um texto chamado Aprendendo com o Humor, no qual são descritas algumas piadas e das quais se extrai uma lição ou um conselho. Tomo a liberdade de reproduzir duas delas:

Manuel era um português que tinha um grande amigo brasileiro, o João.
Um dia, Manuel morreu e João foi ao velório. E notou, ao lado do caixão, uma grande panela cheia de creme facial. O mais curioso é que todos os amigos e familiares portugueses, após apresentarem os pêsames, introduziam a mão na panela, tomavam um pouco do creme e passavam sobre o corpo do Manuel.
Intrigado, João pergunta à viúva:
– O ato de passar o creme no corpo do falecido é alguma tradição portuguesa?
– Não, sinhoire João. É que o último pedido do Manuel era ser cremado.

Lição: Seja claro e preciso ao dar instruções.

Um gerente está com um maço de papéis para tirar cópias. Só que não sabe como usar a máquina. Nisso, passa um empregado que, gentilmente, oferece-se para ajudá-lo. O gerente lhe dá os papéis e o empregado os introduz na ranhura de uma das máquinas, transformando aquele calhamaço em pedaços minúsculos. Ao que o gerente pergunta:
– E por onde saem as cópias?

Lição: Pergunte primeiro antes de se intrometer.

A partir daí, comecei a pensar esta idéia para escrever o livro cujo título encabeça estas linhas.

Mas, antes de por a idéia no papel, ainda procurei ir um pouco mais além.

A primeira coisa que fiz foi pesquisar em inúmeros livros como se iniciavam os capítulos. E pude perceber que as primeiras páginas de qualquer capítulo se iniciavam de três formas diferentes:

  • título do capítulo; ou,
  • número do capítulo, ou
  • um dos dois, seguidos de alguma citação.

A segunda coisa que fiz foi perguntar a muitas pessoas, amigos, clientes, etc., qual sua reação ao escutar ou ler uma piada. E, em cem por cento dos casos, a resposta foi:

Eu rio. E se a piada for boa, passo adiante.

Tudo isso foi, para mim, o subsídio para levar a idéia adiante. Por isso, qualquer capítulo deste livro se inicia com uma piada a qual conduz a uma lição e, em seguida, a um texto sobre esta lição. De forma resumida, todos os capítulos seguem a fórmula:

Piada | Lição | Texto

Kant acreditava que o humor surge da “transformação repentina de uma expectativa para o nada”.

Já Freud era de opinião que o humor seria uma forma de enganar a censura (proibições internas que impedem o indivíduo de dar forma aos seus impulsos naturais) e provocar alívio e, por conseguinte, o riso.

sorrir.original

Nietzsche era partidário do uso do humor para falar coisas sérias. Afirmava que o riso “é uma potente forma de catarse, uma importante descarga emocional necessária para todos nós”.

Também penso deste modo e afirmo que humor (também) é coisa séria.

Mas, como tudo na vida exige equilíbrio, aqui também procuro manter este balanço entre os dois extremos.

Bom humor, rir, gargalhar, só trazem coisas boas para o nosso corpo e nossa mente. E se isto nos fizer pensar em crescer e evoluir como Seres Humanos, melhor ainda.

Desta forma poderemos usufruir deste benefício de modo muito mais saudável.

Sobre o Autor

Dr. Luiz Roberto Fava

Cirurgião-dentista, especialista em Endodontia, desempenhando esta atividade há mais de 40 anos.  Experiência de igual número de anos como professor, pesquisador clínico e conferencista de temas ligados à especialidade. Desde o ano de 2004 vem se dedicando ao estudo de temas ligados às áreas de qualidade de vida integral, ministrando cursos, palestras e workshops. É autor de três e–books e de inúmeros artigos.

http://www.favaconsulting.com.br

http://facebook.com/favaconsulting

Adquira por R$ 30,00 | Formato PDF

4f801664-fava-smush-bw_04z01w04z01w000000

85cb8604-ogerentevetorial-2_06u02c06u02c000000

ead60445-maishabil2_06k01w06i01v000000