Power nap – O cochilo revigorante Artigos, Qualidade de Vida

Uma das características de muitos mamíferos é ter um sono polifásico, isto é, tirar vários cochilos durante o dia. Este fato, na raça humana, é bem caraterizada quando somos ainda bebês.

Mas, à medida que crescemos, nosso sono se torna monofásico, ou seja, dormimos somente à noite. Com a introdução da luz elétrica na vida dos humanos, passamos a dormir mais tarde, fazendo com que o tempo necessário para se dormir bem fosse reduzido. Esta diminuição no número de horas dormidas acaba tendo reflexos na saúde e na produtividade dos indivíduos.

Entretanto, muitos povos tem, em sua cultura, o hábito de tirar um cochilo, uma soneca, após o almoço: a famosa sesta, também conhecida por siesta ( em espanhol) ou nap (em inglês).

Nos dias de hoje, a Ciência vem demonstrando que estes cochilos revigorantes, desde que bem realizados, apresentam uma série de benefícios. Há, inclusive, pesquisadores que afirmam que este costume, uma vez incorporado à vida de seu praticante, passa a ser um “vício” difícil de ser abandonado.

Em uma época onde somos “dominados” pela tecnologia e gastamos muito do nosso tempo usando tablets, smartphones e computadores ou em frente à televisão, passamos a ter períodos de descanso de má qualidade, o que também pode afetar diretamente nossa saúde física e mental.

Nas empresas, entretanto, esta prática sempre foi vista como sinônimo de preguiça, coisa de criança ou instrumento para fugir do trabalho.

Mas, devido aos inúmeros benefícios dele decorrentes, muitas empresas já estão mudando sua cultura e introduzindo esta prática durante o expediente normal de trabalho.

Um cochilo revigorante é um sono curto, uma pequena soneca, que se faz durante o dia com a finalidade de se revitalizar de forma rápida.

Esta prática geralmente ocorre após o almoço, entre as 13 hs e 16 hs, com uma duração de 15 a 30 minutos, período que se mostra bem eficiente já que, neste período, consegue-se ter um sono revigorante sem entrar nas fases mais profundas do sono e não interferir no sono noturno normal.

Além deste tempo, a consequência direta é acordar mais sonolento, mais tonto, mais irritado e mais mal humorado.

Passos para um bom cochilo revigorante

Para que seu cochilo após o almoço traga os benefícios almejados, siga os passos abaixo:

1 – Tire seu cochilo em um local tranquilo.

O local escolhido deve ser confortável, tranquilo que permita que você não seja interrompido.

Muitas empresas já disponibilizam locais para isso, com iluminação, som ambiente e mobiliário relaxantes. Alguns exemplos, tirados da internet, podem ser vistos abaixo.

Se a sua empresa não tem este local você pode, por exemplo, procurar uma sala que não esteja sendo usada ou mesmo na sua mesa de trabalho, como visto abaixo.

E, caso a empresa onde você trabalha não permite esta prática, tire seu cochilo no seu carro ou em outro local. Em muitas cidades já existem “cochilódromos” onde você paga uma taxa para tirar sua soneca.

2 – Desligue seu celular ou programe-o para despertar após 15 a 30 minutos.

Uma das razões para isso vem do próprio nome – revigorante. Para isso, deixe de lado ou esqueça tudo que diz respeito ao seu trabalho. Assegure-se que não será interrompido, seja por chamadas telefônicas, mensagens ou whatsapp.

Se você não tiver um despertador, use o do seu telefone celular.

Isto é o máximo que seu telefone celular deverá fazer: despertá-lo do seu cochilo revigorante.

3 – Ingira cafeína antes do seu cochilo revigorante.

Inicialmente, este fato pode parecer estranho, considerando-se que a cafeína é uma substância estimulante.

Entretanto, esta substância só será absorvida e funcionar como estimulante após 45 minutos de ingerida. Assim, ela só agirá após o término do seu cochilo e lhe ajudará a acordar e exercer suas atividades com mais foco e energia.

4 – Deixe um aviso.

Avise a todos que você só estará disponível a partir de tal hora e que não gostaria de ser perturbado.

Este aviso poderá ser colocado, por exemplo, na porta da sala onde você irá tirar seu cochilo revigorante.

5 – Levante-se tão logo o despertador toque.

Nada de ficar “enrolando” ou “matando a preguiça”.

Levante-se, lave o rosto, hidrate-se tomando água e vá para um local bem iluminado. Lâmpadas ou iluminação natural reduzem a preguiça de forma mais rápida.

Alguns cuidados

Cochilos que durem mais de 30 minutos podem levar à fases mais profundas do sono, o que, quando se acorda, faz com que sintamos meio zonzos, grogues e querendo ficar mais tempo na cadeira, no pufe, no sofá ou na cama.

Cochilos mais longos podem influenciar a qualidade do sono noturno por isso cochilos com mais de 40 minutos de duração ou feitos após as 16hs devem ser evitados a qualquer custo.

Caso você seja um indivíduo que tem dificuldade em dormir à noite, tais cochilos podem aumentar esta dificuldade.

Benefícios do cochilo revigorante

Desde que bem conduzido, o cochilo revigorante apresenta os seguintes benefícios:

  • manutenção e melhoria do rendimento pessoal (performance);
  • melhoria da autoconfiança;
  • diminuição da tensão muscular;
  • redução da pressão arterial;
  • melhoria do controle emocional;
  • diminuição da chance de sofrer um ataque cardíaco;
  • melhoria do humor;
  • melhoria da memória;
  • diminuição do estresse, o que evita que se chegue a um estado de extremo desgaste físico e mental;
  • melhoria do estado de alerta;
  • maior produtividade;
  • maior capacidade de aprendizagem;
  • maior criatividade;
  • aumento da função cognitiva;
  • aumento da energia.

Infelizmente ainda existe um grande preconceito em relação a esta atividade. Está mais do que na hora para que este paradigma seja quebrado.

Os inúmeros benefícios desta prática, acima descritos, mostram que as empresas que já a adicionaram à sua cultura, estão se tornando mais produtivas e auferindo lucros mais altos.

O mundo globalizado exige mudanças rápidas na forma de fazer negócios. Se para as empresas seus colaboradores se constituem no pilar mais importante da sua atividade, nada mais justo que proporcionem a eles ações que implementem seu bem-estar e sua qualidade de vida integral no local de trabalho.

E, sem dúvida, o cochilo revigorante pode ser uma destas ações mais importantes.

Luiz Roberto Fava

Autor: Autor: Luiz Roberto Fava

Especialista em Endodontia, palestrante de Qualidade de Vida Integral.

Power nap – O cochilo revigorante
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