A alma é o segredo da produtividade: Entusiasmo Artigos, Produtividade

produtividade-entusiasmo1

No segundo texto desta série (Trabalho X Poiesis), tive a oportunidade de abordar o tema ALMA (do latim anima, a parte imaterial do Ser, o princípio imaterial da vida) e seus derivados animado (aquilo que tem movimento, vibração, tesão, que demonstra alegria, felicidade) e desanimado ( sem ânimo, triste, infeliz).

Neste texto quero abordar um outro tema que tem relação direta com a alma e que, por ser também algo intangível, tem uma relação direta com a produtividade. Refiro-me ao entusiasmo.

Esta palavra deriva do grego ENTHOUSIASMÓS. Gretz, em seu livro A força do entusiasmo, escreve: “TUS (THOUS) é a sílaba principal, porque significa Deus. A primeira sílaba, EN, significa “dentro de”, no sentido de transportar para dentro. ENTHOUS significa que Deus entrou em alguém e que essa pessoa está “inspirada por Deus”. O sufixo IASMO (ASMÓS) é apenas um sufixo para que a palavra funcione como substantivo que significa transporte divino (para dentro da pessoa), arrebatamento, êxtase. Esse arrebatamento é como um transe, mas é também muita alegria e animação, estar “para cima”, com “alto astral”.

Em síntese, ENTUSIASMO significa ter Deus dentro de si, estar inspirado por um deus ou possessão por um Deus.

Convém lembrar que os gregos eram politeístas, ou sela, acreditavam em vários deuses. Deste modo, se uma pessoa era entusiasmada por um determinado deus. Certamente ela se destacaria em sua atividade. Por exemplo, se ela estivesse “preenchida” por Hermes, o deus da velocidade, certamente seria um ótimo velocista.

Já, entre os hindus, existe uma saudação onde eles falam NAMASTE, que significa “o Deus que está em mim saúda o Deus que está em você”.

Nos dias de hoje encontramos uma série de sinônimos para a palavra entusiasmo: alegria, animação, arrebatamento, bom humor, calor, centelha, contentamento, delírio, encantamento, energia, enlevo, euforia, exaltação, excitação, exultação, felicidade, fervor, gozo, iluminação, ímpeto, inspiração, paixão, prazer, regozijo, satisfação, vida, vigor, vontade, tesão e transe.

Embora, muitas vezes, a palavra entusiasmo possa ser sinônimo de otimismo, são duas coisas diferentes.

Otimismo significa acreditar ou esperar que tudo vai melhorar ou vai dar certo. Entusiasmo é acreditar na capacidade de fazer dar certo, de fazer acontecer, de transformar.

O otimista espera que tudo de certo. O entusiasta “trabalha” para que tudo de certo, pois acredita na sua capacidade de realização, transformação e criação.

Talvez um dos exemplos mais reais desta diferença ocorreu com a tragédia do Titanic, quando seu comandante afirmou: “este navio nem Deus afunda”.

Keith Harrel, em seu livro A atitude é tudo, afirma que o entusiasmo é uma das características mais poderosas e atraentes que alguém pode ter, visto que:

  • o entusiasmo lhe dá a capacidade de acordar cedo pela manhã mesmo que você não goste;
  • o entusiasmo permite que você continue trabalhando em um projeto sem desistir;
  • o entusiasmo lhe dá coragem para assumir os riscos inerentes ao sucesso;
  • o entusiasmo alimenta a motivação que faz com que a vida aconteça;
  • o entusiasmo abrilhanta sua personalidade;
  • o entusiasmo combate o medo e as preocupações;
  • o entusiasmo diferencia a equipe que vence os campeonatos cujo desempenho é apenas regular;
  • o entusiasmo é aquele fogo interior que lhe diz: “Não fique aí parado”;
  • o entusiasmo é o desejo ardente que transmite seu empenho, determinação, espírito. Ele mostra a todo mundo que você acredita naquilo que faz e que está motivado a fazê-lo;
  • o entusiasmo e as atitudes positivas são ingredientes indispensáveis do sucesso; e,
  • o entusiasmo é algo vital para a automotivação.

Pessoas entusiasmadas são aquelas que:

– põem sua paixão e dedicação em tudo que fazem:

– não só sabem o que deve ser feito, coo desejam fazê-lo e o fazem da melhor forma possível: estão sempre dispostas para o que der e vier;

– suas ações baseiam-se na ética, no respeito, na confiança e na transparência;

– estão sempre vencendo desafios, apesar dos obstáculos e barreiras que aparecem no meio do caminho;

– tem a perfeita noção que o sucesso alcançado é temporário.

Exatamente o oposto daquelas pessoas que apenas cumprem com seu horário de trabalho ou sua obrigação. Nestas, sentimentos como impaciência, raiva, medo, inveja, crítica desmedida, insatisfação, desrespeito, arrogância, estão presentes em seus pensamentos e atitudes. São aquelas que apresentam estresse, ansiedade, insônia, depressão, tristeza e outros tantos males que afligem as pessoas nos dias de hoje.

Em resumo, são aquelas que vivem de mal com o mundo.

Entusiasmo e energia

Em um texto anterior da série, abordei o tema energia.

Recordando: é pela energia que se realiza algum tipo de trabalho, seja ele físico ou mental.

Procure lembrar-se de quando você começou na sua profissão. Certamente você gastava muito mais tempo e energia para realizar algo do que nos dias de hoje. À medida que o tempo foi passando, você foi se tornando melhor naquilo que faz e, portanto, fazendo a coisa em menos tempo e gastando menos energia.

Tudo bem. Você é, hoje, muito mais competente e eficaz. Mas, por incrível que pareça, você pode continuar o mesmo no que diz respeito ao cumprimento de suas obrigações, ou seja, continua a ser uma pessoa de mal com o mundo.

Agora, veja o mesmo acontecer a uma pessoa que coloca o entusiasmo naquilo que faz.

Ela é capaz de trabalhar horas até ver sua atividade completada e, mesmo depois, continuar feliz e, se precisar, ainda trabalhar um pouco mais. A pessoa pode até estar fisicamente cansada. Mentalmente ela ainda tem energia suficiente para a realização de outras tarefas, assistir um filme, ir ao teatro u seja lá o que for.

Ela pode até trabalhar mais, mas o seu esforço será muito menor. É por isso que ainda lhe sobra energia.

Se você é uma pessoa esforçada e seus resultados são pífios ou não atingem aquilo que você esperava, pare e pense a respeito. Algo está errado. E este algo pode ser exatamente a falta de entusiasmo.

Entusiasmo e criatividade

Talvez o entusiasmo seja a mola propulsora da criatividade.

Você lembra o significado de entusiasmo? Ter Deus dentro de si.

Se você O tem dentro de você, e sendo Ele o Criador, você também carrega dentro de si este poder, o da criação. Afinal, está lá no Genesis: “E Deus criou o Homem à sua imagem e semelhança”.

A História está cheia de exemplos. Você seria capaz de decifrar o que se passou na mente de Graham Bell, James Watt ou Santos Dumont antes que eles tivessem inventado, respectivamente, o telefone, a máquina a vapor ou o avião? E isto ara citar apenas três exemplos.

Por que será que estas pessoas foram bem sucedidas? Certamente porque deixaram aforar seu poder criativo.

Muitas vezes, a ideia não é bem recebida e seu protagonista pode até ser considerado um louco ou um débil mental. Veja o que aconteceu com The Beatles ou Steve Jobs no início de suas carreiras.

Quem põe entusiasmo naquilo que faz está sempre estudando, pesquisando, buscando mais conhecimento, se aprimorando todos os dias. Por isso são pessoas bem sucedidas naquilo que fazem.

“Quem tem entusiasmo tem tudo para manifestar sua criatividade”, afirma Gretz.

Finalizo com as palavras de Covey, retiradas de seu livro O 8º hábito – Da eficácia à grandeza: “As pessoas entusiastas acreditam que a melhor maneira de prever o futuro é cria-lo. Na verdade, o entusiasmo se torna o imperativo moral, tornando a pessoa parte da solução mais do que parte dos problemas de se sentir desesperançado e desamparado.”

Ponha entusiasmo na sua Vida, em tudo aquilo que você faz. Faça que sua alma seja sempre entusiasmada e que seu entusiasmo seja sempre animado.

Certamente você viverá mais tempo, feliz, melhor e com mais qualidade.

Fava Consulting – Para viver com muito mais Qualidade

Luiz Roberto Fava

Autor: Autor: Luiz Roberto Fava

Especialista em Endodontia, palestrante de Qualidade de Vida Integral.

A alma é o segredo da produtividade: Entusiasmo
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Deixe um Comentário