Qualidade de Vida Integral Artigos, Qualidade de Vida

qualidade-de-vida-integral

Conheça a Workshop Qualidade de Vida Integral que será apresentado em São Paulo, no início de Dezembro.

O termo “qualidade de vida” tem sido um dos mais citados em qualquer tipo de mídia.

Desde a compra de um imóvel, a compra de um carro, ou mesmo a comida oferecida em um restaurante, tudo gira em torno deste termo.

Tenho a impressão que está havendo é uma banalização, onde “qualidade de vida” está diretamente ligada ao consumo. Compre isto ou aquilo e você terá mais qualidade de vida.

Por isso não gosto como isto tem sido apregoado.

Já o termo Qualidade de Vida Integral é um conceito muito mais amplo e profundo.

Qualidade de Vida Integral relaciona-se diretamente com o conhecimento, desenvolvimento e crescimento das oito áreas que o Ser Humano “recebe” ao nascer e que o acompanharão até o final da sua existência.

Estas oito áreas são: física, emocional, intelectual, profissional, financeira, lazer, relacionamentos (incluía família) e espiritual.

E por que Integral? Por duas razões. Porque este tipo de abordagem é muito mais amplo, proporcionando uma visão mais holística do Ser Humano, e porque estas oito áreas atuam continuamente de forma integrada, interconectadas entre si.

Muitos de nós, e talvez a grande maioria das pessoas, não nos damos conta destas oito áreas e acabamos priorizando apenas uma ou duas delas, deixando as outras esquecidas, embora latentes, no nosso subconsciente.

Ter Qualidade de Vida Integral é fazer as escolhas certas para cada uma das nossas oito áreas. Por isso este conceito é unicamente individual. Como não existem dois seres humanos iguais, as escolhas feitas por um podem ser escolhas erradas para outro.

Outro fato diretamente ligado a estas escolhas diz respeito às constantes mudanças que estão sempre ocorrendo, seja em nós mesmos, seja no ambiente onde estamos inseridos ou, até mesmo, no Universo. Tudo e todos mudam a todo instante. Por isso nossas escolhas de hoje poderão não ser as mesmas no futuro e nem serem as mesmas do passado.

Só que estas mudanças e transformações ocorrem de forma muito rápida. E as pessoas acabam demorando muito tempo para se dar conta delas, incorporá-las ao seu estilo de vida e a elas se adaptarem. Isso acaba gerando um desequilíbrio das oito áreas e a pessoa começa a ser vítima de males e doenças físicas e psíquicas.

Qualidade de Vida Integral é ter a consciência de se buscar o equilíbrio entre nossas oito áreas, de forma constante e ininterrupta, e buscando mais por saúde física, mental e espiritual.

Este é o objetivo principal de nosso workshop que será apresentado em São Paulo, SP. Saiba mais neste link.

Luiz Roberto Fava

Autor: Autor: Luiz Roberto Fava

Especialista em Endodontia, palestrante de Qualidade de Vida Integral.

Qualidade de Vida Integral
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Deixe um Comentário