Mega sina da “virada” Sem categoria

sorte-mudanca-atitude

Todo final de ano, a Caixa Econômica Federal realiza um sorteio chamado “mega sena da virada”, onde um bom montante de dinheiro é destinado ao acertador, ou acertadores, dos seis números sorteados.

Pois foi baseado nisto que resolvi desenvolver este texto com o título acima. E, adianto, você não o leu de forma errada. É SINA, mesmo.

Se você for ao dicionário, verá que sina significa sorte. Abro um parênteses: talvez o título do concurso devesse ser sina, pois é necessário muita sorte para acertar os seis números.

E você sabe o que é sorte?

Sorte pode significar muito mais uma probabilidade do que uma certeza, como nos exemplos abaixo:

a) Ela recebeu uma herança. Que sorte!

b) Ele acertou na mega sena sozinho. Que sorte!

Neste tipo de sorte a probabilidade que o evento volte a ocorrer é praticamente nula.

Por outro lado, a sorte pode não acontecer por acaso. Ela é real, verdadeira, e depende diretamente de cada um de nós, como nos exemplos abaixo:

a) Ele foi contratado para trabalhar na empresa que sempre desejou. Que sorte!

b) Ela foi promovida a diretora. Que sorte!

Acredito que deu para perceber a diferença.

Certamente você já ouviu outras palavras que também se relacionam com a palavra sorte: azar, golpe de sorte, predestinação, olho gordo, nasceu com a bunda virada para a Lua, etc. Palavras estas usadas quando alguém quer se referir a algo que foi conseguido ou não. Como se alguma força, alguma crença, a Mãe Natureza, o dedo de Deus e outros que tais atuassem de forma a controlar nossas vidas, levando-nos ou não a alcançar nossos objetivos.

Muitas pessoas acreditam piamente que, se alguém consegue o que quer, é porque tem sorte e, quando não consegue, culpa o azar.

Randhy di Stéfano afirma que “sorte é quando a oportunidade encontra o preparo” enquanto Richar Wiseman, em seu livro O fator sorte, afirma que “sorte é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa” e que “na verdade, as pessoas criam muito de sua sorte por meio de pensamentos, sentimentos e ações.”

Existe um ditado que diz: “a oportunidade é careca. Ela tem apenas um fio de cabelo. Se ela passar na sua frente e você não pegá-lo, adeus.”

Mas, para “pegá-la”, você necessita estar preparado, Preparado, não. Muito bem preparado.

Desde que o mundo é mundo, mudanças estão constantemente ocorrendo. Só que nos tempos atuais, estas mudanças ocorrem em espaços de tempo cada vez mais curtos. O que hoje pode ser uma verdade, amanhã será aula de História ou peça de museu.

Este fato foi intitulado por Buda como A Primeira Nobre Verdade “tudo na Vida é não permanente. Lutar contra essa verdade só causa sofrimento porque significa lutar contra a realidade. Aceitar esta verdade diminui a dor e o sofrimento.”

A certeza absoluta é que mudanças acontecem e seguirão acontecendo sempre. Embora elas não sejam pessoais, isto é, acontecem com todos nós, sem exceção, cabe a nós mesmos estarmos preparados para estas “viradas”. Necessitamos, isto sim, “manter uma perspectiva equilibrada que nos permita agir eficientemente diante delas”, afirma M. J. Ryan em seu livro O poder da adaptação.

Charles Darwin afirmava que “não é a espécie mais forte que sobrevive, nem a mais inteligente, e sim a que reage melhor às mudanças”.

E estas mudanças, estas “viradas”, ocorrem tanto dentro de nós como no ambiente onde estamos inseridos. Talvez você consiga observar melhor as mudanças que ocorrem fora de si e tenha mais dificuldade em observar o quanto você precisa mudar e se adaptar às mudanças exteriores, as que ocorrem no ambiente fora de si, onde você se insere.

Se assim não for, e você continuar vivendo de forma “mesmificada”, dentro da sua zona de conforto, certamente não estará preparado e adaptado. E aí, você ficará para trás e será um eterno azarado, culpando a tudo e a todos pela sua má sorte.

Quanto mais nos preparamos para acompanhar as mudanças, menor será o risco de termos azar.

Mudarmos a nós mesmos, através de nossos pensamentos, atitudes e ações, em função daquilo que ocorre fora de nós, torna-se um processo dinâmico de renovação constante. Ao mesmo tempo que o ambiente muda, também me conscientizo que necessito mudar.

Mas voltemos ao título deste texto.

Quais seriam os “números” que favorecerão estas mudanças interiores, estas “viradas”?

Estes “números”, estas “dezenas da sorte” são traduzidos, neste texto, pelos prefixos de algumas palavras que estão diretamente relacionadas com sua sina, com sua sorte.

Antes de mais nada, o dicionário nos ensina que prefixos são “morfemas que se colocam antes dos radicais basicamente a fim de modificar-lhes o sentido”.

Aliás, a própria palavra PREFIXO pode servir de exemplo do que é viver dentro da zona de conforto.

Ao decompormos esta palavra, temos PRÉ e FIXO. Como o prefixo PRÉ  significa anterioridade, isto pode significar que a pessoa, antecipadamente, está “fixada”, parada no tempo, vivendo uma vida de mesmice onde, para ela, nada muda. Poderíamos afirmar que tais pessoas são cegas com olhos pois não conseguem ver ou se dar conta de como ela e o ambiente onde vive estão sofrendo constantes mudanças, constantes “viradas”.

Deixemos este tipo de pessoas para lá e vamos aos “números” da sina, da sorte; os prefixos da mudança.

1 – AB

De abnegação, que significa renúncia, sacrifício.

Ao decompormos tal palavra, temos ab + negação.

AB significa afastamento, separação, enquanto NEGAÇÃO pode significar inaptidão, incapacidade, carência de vocação.

Para ganhar com AB – Afaste-se, separa-se de sua incapacidade de mudar. Todos nós podemos mudar. E, mudando, nos preparamos e nos desenvolvemos melhor para “pegarmos” as oportunidades que a Vida nos apresenta.

2 – DES

De desenvolver, que significa fazer crescer, fazer aumentar, progredir.

Ao decompormos esta palavra, temos des + envolver.

DES significa ação contrária, remover, enquanto ENVOLVER pode significar cobrir completamente.

Para ganhar com DES – Remova tudo aquilo que lhe envolve e que está lhe atrasando para abrir-se ao novo. Abrindo-se ao novo você se torna mais criativo. E criatividade é algo fundamental para se viver em ambientes que estão em constantes transformações.

3 – TRANS

De transformação, que significa dar nova forma a, tornar diferente.

Decompondo a palavra, temos trans + formação.

TRANS significa movimento para além de, enquanto FORMAÇÃO pode significar educação, instrução.

Para ganhar com TRANS – Torne-se diferente através da educação. Aprenda sempre algo novo, pois é se educando que você se transforma, cresce e se desenvolve como Ser Humano Integral.

4 – PER

De permissão e perfeição. Enquanto permissão significa consentimento, licença, perfeição significa pode significar o máximo da excelência ou executar sem falhas.

Decompondo-se tais vocábulos, temos per + missão e per + feição.

PER significa movimento através, enquanto MISSÃO é o dever inerente à uma função ou profissão, um compromisso, enquanto FEIÇÃO significa caráter, índole, bom humor, boa disposição.

Para ganhar com PER – Permita-se exercer sua missão de vida sempre dando o seu melhor com disposição e bom humor. E que, ao mesmo tempo, seus sentimentos, pensamentos e ações reflitam seu caráter e sua índole.

5 – COM

De compaixão, que quer dizer piedade, dó.

Ao decompormos a palavra, temos com + paixão.

COM é uma partícula que estabelece variadas relações como união, adição, combinação, enquanto PAIXÃO significa um entusiasmo muito vivo por algo, uma afeição muito forte.

Para ganhar com COM – Não tenha dó e nem piedade de si mesmo. Não se “vitimize”; ao contrário, use a paixão para sair do papel de vítima e seja o protagonista de sua Vida. Viva-a com paixão.

6 – SUPER

De superação, que significa ir além, vencer.

Na decomposição da palavra temos: super + ação.

SUPER significa posição superior, excesso, enquanto AÇÃO é tudo aquilo que se faz.

Para ganhar com SUPER – Faça sempre o seu melhor de forma proativa. Procure sempre antecipar-se como também ir além daquilo que esperam de você. 

7 – META

De metamorfose, ou seja, mudança completa no estado ou caráter de uma pessoa.

Tal vocábulo é formado por meta + morfose.

META significa mudança e MORFOSE é o ato de se dar forma.

Para ganhar com META – Acompanhando e se dando conta das mudanças você tem mais consciência para mudar e dar uma nova forma ao seu viver. Torne-se uma pessoa “fênix”, como a ave mitológica que renascia das próprias cinzas. Não esqueça que o mundo onde você nasceu não é o mesmo onde você está vivendo e nem será o mesmo quando você morrer.

8 – RE

De revolução, que significa uma mudança profunda ou completa.

Na decomposição da palavra tem-se: re + evolução.

RE significa repetição enquanto EVOLUÇÃO quer dizer desenvolvimento ou transformação de ideias, sistemas, costumes hábitos.

Para ganhar com RE – Conscientize-se que você está em um constante processo evolutivo. Você não é o mesmo de dez anos atrás e nem será o mesmo daqui a dez anos. Portanto, busque sempre aquilo que é melhor para você e que lhe faça melhor em todas as oito áreas da sua vida.

Tenho a convicção que estes oito “números” (AB, DES, TRANS, PER, COM, SUPER, META e RE) poderão contribuir para fazer de você o vencedor da mega sina.

Ah! Estava esquecendo.

MEGA, no Sistema Internacional de Unidades (SIU), significa que a unidade padrão foi multiplicada por um milhão.

Que a sua sina, a sua sorte, seja multiplicada por um milhão com a ajuda destes “números”.

Espero que tudo isso faça com que você passe a ver as mudanças como novas oportunidades e não como novas ameaças.

Boa sina! Boa sorte!

Fava Consulting – Para viver com muito mais Qualidade

Luiz Roberto Fava

Autor: Autor: Luiz Roberto Fava

Especialista em Endodontia, palestrante de Qualidade de Vida Integral.

Mega sina da “virada”
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Deixe um Comentário